7.06.2015

26/52

tem sido difícil manter o compromisso deste projeto e apesar de estar uma semana atrasada aqui fica o registo deste menino que se tem revelado, apesar da idade, uma ótima companhia.

nem sempre é fácil, mas acredito que este ecletismo fará com que no futuro seja um adolescente e mais tarde um adulto interessante acompanhado com uma boa dose de tolerância.

quinta feira acabou começou com o Lisbon Poetry Orchestra dentro do Festival do Silêncio, um coletivo de amantes da palavra formado por músicos, poetas e declamadores invadiram a Praça de S. Paulo.

o quiosque/galeria ajudou a passar alguns momentos de algum tédio...

toda a rua foi palco para descobertas



sexta feira tivemos a oportunidade de assistir à estreia do espetáculo "Deixem o Pimba em Paz" no São Luiz pelas mãos e vozes de Bruno Nogueira e da Manuela Azevedo, uma das vozes femininas mais bonitas.

a eles juntou-se a Orquestra Metropolitana de Lisboa, os arranjos de Mário Laginha, Filipe Melo e Nuno Rafael, provando que mesmo com letras impensáveis pode-se fazer boa música...

um obrigada à A. que proporcionou ao M. uma ida aos camarins e segundo sei foi um sucesso.

sábado juntámos a família e assistimos ao encerramento das Festas de Lisboa na companhia de grandes vozes.

encerrámos o fim de semana com outra voz magnífica; Gisela João

e agora começam os dias de praia...

6.30.2015

26 anos de ti

dizer-se capaz de fazer tudo por um filho é quase uma lei natural, mas a verdade é que sinto o mesmo em relação às minhas sobrinhas, com o meu sobrinho é diferente porque está quase na categoria de irmão, e abraça-lo soa mais a um pedido de colo meu...

esta menina-mulher faz hoje 26 anos e foi sempre uma verdadeira companheira, sempre de sorriso rasgado mesmo quando o cansaço aos 8 anos a fez adormecer à mesa com um pedaço de comida na boca, pregando-me um dos maiores sustos da vida porque era a primeira vez que a levava para fora do país, e bem longe dos pais...

Amores de Família, de Carla Maia de Almeida e Marta Monteiro, é o livro escolhido para te dizer o quanto gosto de ti

a Mãe Vesta... não usa relógio, tem tempo para fazer tudo, até xaropes à base de catos...

sim, por não usar relógio não há dramas com as horas. gozamos os almoços e os jantares, partimos à descoberta de novas coisas e de novos sabores a todo o instante...

...e arriscamos

talvez um dia destes os catos também entrem nos nossos menus

Mãe Vénus... é uma família de acolhimento; isto é, uma família onde o amor não é ciumento nem avarento.

como nos revejo aqui... se eu posso, posso, se tu podes, podes, se não, haverá muitos outros dias, mas estaremos sempre juntas.

Quanto está irritada, começa a arrumar a casa para se acalmar, como uma espécie de meditação em movimento.

sim e há quem vá por arrasto...

Mãe Minerva...com ela, (...) sabem que nunca hão de encontrar comida de plástico na mochila. E gosta de trabalhar à noite...

se me pedisse hoje para refazermos o menu para uma nova festa já teria sininhos a ecoar dentro de mim.

Mãe Juno... sonha levar toda a família numa viagem pela Via Láctea, onde as motos e os triciclos não pagam portagem.

e um dia destes cumpriremos o sonho de uma grande viagem

Mãe Ceres é mãe e pai ao mesmo tempo. O que nada tem de estranho, quando se nasce numa família com muitos irmãos a precisarem de atenção. É isso que a Mãe Ceres mais gosta de fazer: cuidar...

sim e dou tudo por vocês...

26 anos de ti, princesa linda


e um livro para não sair da mesa de cabeceira

6.26.2015

25/52


Teatro São Luiz e as nossas noites são tantas vezes deliciosas...



A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

não fui eu

agora com o fim das aulas, a frase, não fui eu, anda bastante mais afastada. com a mestria que nos habituou, Oliver Jeffers traz para o palco um tema que todos nós pais, educadores ou professores estamos habituados a lidar, mas a pergunta que se impõe é como estamos a tratar este assunto.

quantas são as discussões que não se se percebe muito bem como começaram e as vezes que nos zangamos sem uma razão válida.

ter consciência destes pontos leva-nos a desvalorizar os conflitos ou pelo menos a tratá-los de uma forma bastante mais saudável.

ensinar os mais novos a lidar com os conflitos, as frustrações, é prepará-los num crescimento saudável, de cabeça limpa...



este livro fala exatamente do valor de uma boa amizade e quão tontas podem ser algumas grandes discussões.

ensinar os mais pequenos que todos temos defeitos e fragilidades, mas que temos também muitas qualidades e sobretudo ensiná-los a dimensão de cada uma fará com que a tolerância seja maior.

Os Nicos em Não Fui Eu, é o primeiro de uma nova série desenhada e criada por Oliver Jeffers e que tem previsto para agosto mais um livro da série Lápis, ainda em inglês,The Day The Crayons Came Home 

a dúvida é se conseguimos esperar pela Orfeu...

6.15.2015

24/52

espelhos, sempre espelhos!


A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

23/54

recupero aos poucos de dois meses de muito trabalho, mas também de uma recompensa profissional muito grande.

o computador. mais uma vez, tem ficado de lado sem qualquer sentimento de perda.

deste projeto fica a semana em que o Manuel estreou-se no CCB, apesar de alguma má organização...


A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

6.03.2015

quase em rescaldo

a menos de 24 horas de ver esta manta ser colocada no edifício sede da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior (Baixa), olho para estes dois últimos meses com um orgulho enorme por todas as pessoas que abraçaram este projeto.

não tinha sido possível sem o esforço e a dedicação de todos os que estiveram envolvidos de uma forma mais direta ou mesmo na retaguarda, de volta de papéis de adjudicação de material.

a todos o meu mais sincero agradecimento. foram e são uma equipa fantástica!

a nossa Manta é Linda!

no meio desta enorme loucura foi preciso arranjar tempo para outros compromissos.

Grita-me baixinho foi dos textos que mais gostei de trabalhar.

sim eles fazem asneiras, mas cabe a nós pais educar sem gritar.

é fácil?

nem sempre. o cansaço leva-nos a descarregar neles as nossas frustrações, por não conseguirmos fazer tudo, por não conseguirmos estar em todo o lado, por acharmos que falhamos.

falhamos quando gritamos...

ainda do projeto "A portrait of my son, once a week, every week, in 2015", fica a semana 

22/52

uma ida à Feira do Livro à noite, longe da confusão dos fins de semana. sim porque no dia 6  às 18 horas contamos com a vossa visita...


e o que veio...





5.27.2015

21/52 e a paleta de cores



com tanto trabalho o que tem ficado para trás?

- o computador

não sinto falta, apesar de ter tanto para contar e a uma semana da inauguração da Manta mais bonita, as forças começam a falhar.

e ainda temos de ouvir o PT dizer que com a minha altura devia pesar mais dois quilos, porque embora o IMC esteja dentro do parâmetro saudável está a tocar no limite.
o bom é que vamos ganhar massa muscular e não corporal.

e no meio disto tudo percebi que estes tons têm-me acompanhado...

Lisboa está vaidosa exibindo os seus imponentes jacarandás, o que me lembra a Feira do Livro.

aproveito para fazer o convite a quem se quiser juntar a mim, à Natalina Cóias e ao Sebastião Peixoto, no dia 6 às 18h no Pavilhão da Paulinas Editora, na apresentação dos livros sobre os Países Imaginados.

e é bom regressar aos vestidos sem meias...

e às flores que estão sempre presentes na nossa casa, não fosse eu filha do mês das flores.

ainda esta almofada que temos tido por companhia juntamente com a sua fabulosa dona, a Amália.

e de doces o menos possível, só mesmo quando o coração pede, porque o corpo já se desabituou...

5.13.2015

a correr

no seu último disco Camané canta "corre a gente decidida para ter a vida que quer sem reparar que a vida passa por nós a correr"

e assim se passaram dois meses desde este post e, agora a quinze dias da montagem desta instalação ainda há tanto para fazer.

o cansaço é cada vez maior, mas agora que a peça começa a tomar forma estou grata a todos, pequenos e crescidos, que tornaram esta loucura possível.

para além da grande dose de carinho que tenho recebido se não fossem os dias de ginásio para aliviar as costas provavelmente andaria de quatro.


até ao dia 4 de junho andaremos a correr...


5.12.2015

duas semanas em uma

19/52

a tentar ouvir o som da sua voz como um búzio que sussurra o mar.

18/52

sabem bem os fins de tarde para respirar e contemplar

4.29.2015

alimento para a boca e para a alma

e provavelmente dois post em um...

Não há dois iguais é o mais recente trabalho da Catarina Sobral. tenho por esta miúda uma admiração muito particular, porque para além do seu sentido estético é a capacidade inteligente com que aborda os seus livros e interpreta os dos outros.

editado pela Kalandraka e com a assinatura de Javier Sobrino, este livro reserva o seu desfecho na última página, na última palavra.

e se somos surpreendidos com o seu desfecho, também podemos dizer que ao longo das suas páginas somos invadidos pelos afetos, nas mais diversas situações.

e nos mais diversos lugares...




Não há dois iguais é um livro povoado de frases enigmáticas, capaz de nos prender da primeira à última letra e pondo à prova o nosso grau afetivo.


depois de descoberto este segredo fechado num tríptico, resta-nos repetir muitas e muitas vezes...



sabendo que não há dois iguais.

e mais duas coisas de que gosto


os rebentos de alho francês e de beterraba de cultura biológica da Cogumelos Cultivados, e que são um bom complemento para as saladas.

e estas (quatro) taças magníficas da antiga SECLA e encontradas numa das minhas lojas favoritas, dentro da Mouraria, A Loja.

eu conhecia umas taças da SECLA, mas numa escala maior, quase em versão saladeira, mas estas encantaram-me pelo seu design e pela sua ergonomia.

são muito orgânicas deixando-se envolver pelas minhas mãos.

a presença de uma assinatura no fundo da taça leva-me a pensar numa alguma encomenda que a fábrica pode ter tido e se alguém souber a história delas peço-lhe que me conte.

e podia ainda dizer não há duas iguais

SECLA e Bordallo Pinheiro




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...