Mostrar mensagens com a etiqueta vida de nós. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta vida de nós. Mostrar todas as mensagens

8.05.2015

30_31/52 e uma grande semana

a menos de uma semana do nosso regresso estamos carregados de saudades desses dias. passou tudo muito rápido...

o coração é reconfortado pelas memórias, pelos cheiros, pelas experiências e por dois possíveis projetos que nos vão devolver às ilhas.

do que aprendemos:

águas-vivas, nadámos por ignorância no meio delas pensando que o termo aplicava-se às marés. tivemos sorte...

houve tempo para contemplar a paisagem, usufruir dos banhos de mar, da comida, dos passeios, da companhia dos amigos, que nos trataram como filhos e ao contrário do que dizem sempre as previsões, o sol brindou-nos sempre.

para ser verdadeira, a tarde do último dia esteve agoniado (nublado, chuva miudinha) termo retirado do Dicionário Sentimental da Ilha de São Miguel, um choro silencioso que anunciava a nossa partida.

o encantamento que o Manuel sentiu nos os primeiros dias pelas hortênsias, levando-o a desenhá-las.

o prazer de se poder fechar os olhos e sonhar, pelo menos eu...

ficam tantas coisas por contar, tantas por mostrar (para os amigos um álbum especial)

A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.








7.22.2015

Anorak e A Loja de Revistas

se há livrarias que gosto de frequentar em contraponto a outras de grandes cadeias, também há um lugar especial para quem, como eu, gosta de determinadas revistas que não têm distribuição em Portugal.

quando vivia no Alentejo a Livraria Barata era uma boa opção, mas nem sempre encontrava o que queria.

com a mudança para Lisboa e no caminho para a escola do Manuel descobri esta loja de revistas e tenho-me como suspeita quando digo que poderia ser "A" Loja, porque não encontro melhor.

o Luís e a Sandra, além da simpatia são aquilo que eu espero de alguém que trabalha, seja no que for, amor, dedicação e profissionalismo e por essa razão fazem de tudo para satisfazer todos os gostos e idades com uma oferta acima de 500 publicações diferentes.

a Kinfolk foi a revista que me levou até à Rua do Loreto, no Bairro Alto, e depois dessa vieram mais, muitas mais, umas que conhecia e que ia namorando nos sites, outras que o Luís vai-me mostrando e que folheamos sem que isso signifique ter de comprar.

como um bom livreiro, também ele sugere e dá-nos a conhecer descobertas dele ou de outros clientes atentos que pediram por "aquela" publicação...

ontem fui invadida por um misto de contentamento e tristeza.

a Anorak (que eu tinha pedido) passou a ser vendida aqui, mas esta loja tem muito provavelmente os dias contados.
o Luís contou-me que o prédio foi vendido, como muitos dos prédios da Baixa Lisboeta, e o destino da Loja está nas mãos do novo proprietário. resta-nos esperar por um bom desfecho.

a Anorak revista que eu já seguia através da app para ipad define-se bem com a frase "The Happy Mag for Kids"


esta edição é provavelmente uma das melhores até hoje. a capa é magnificamente ilustrada pelo o artista francês Amandine Urruty e de facto cumpre o grande ojetivo desta revista surpreender e encantar os leitores, pequenos e crescidos.

apesar de alguns temas mais infantis, uma das coisas boas é o Manuel ler a revista totalmente em inglês tornando-se para ele mais uma janela aberta para o mundo.



esta edição inclui histórias divertidas como o retorno "The Cat With no Hat"

"The Crazy Words Gang", entre muitas outras fantásticas histórias, com ilustrações tão diferentes, mas todas magníficas.


e a história de Harry cujo o trabalho é abraçar e que leva-me a pensar neste outro post.

Harry descreve o abraço ao longo do tempo e como no século XIX, as pessoas procuravam fazê-lo de uma forma discreta, sempre dentro de portas e como a mentalidade mudou nos últimos anos.

Harry incentiva -, Away with kissing on both cheeks, let´s hug!

claro que ainda há muita gente a viver no século XIX...

já nos cruzámos uma vez por outra com alguém que enverga um letreiro que diz "abraço retraindo o corpo com receio desse contacto. o medo tolda-nos o corpo e os afectos.

lembro-me da história de João Manuel Serra, o Senhor do Adeus, que acenava a toda a gente na busca de combater a solidão.

o coletivo artístico multidisciplinar belga BERLIN, deixou-se encantar por este homem e propõe uma obra gráfica, através de um painel gigante interactivo composto por 729 azulejos, colocados na fachada de um edifício localizado na Senhora do Monte, na Graça.

para conhecer melhor este projeto .

não podia deixar de mostrar a página da produção de moda da Anorak, e que foge aos meninos e meninas estereotipados de outras produções de moda, dando esta espaço para a ilustração.


7.20.2015

28/52 e os Filhos de Lumière

Se puderes olhar, vê.
Se podes ver, repara.

José Saramago in Ensaio sobre a Cegueira


como pessoa consciente das minhas fraquezas e limitações, sou na maioria das vezes mais crítica, mais exigente, mais realista com esta grande tarefa da parentalidade. a sensação de se falhar é contraposta com o visível e saudável crescimento do Manuel.

muitos são os pais que receiam sobrecarregar as "agendas" dos filhos com multi-tarefas e falo por mim porque vejo que o M. precisa de brincar e muito e se esta questão da sobrecarga horária não se coloca em tempo de férias, o mesmo leva-me a questionar em tempo de aulas.

nada melhor do que olharmos, vermos e repararmos que cada criança tem o seu ritmo e energia.

o Manuel concluiu o 6º ano com notas fantásticas acumulando com outras tantas na Academia de Música e que o ocupa três dias por semana. para mim já era um horário cheio, mas quem o conhece sabe que é pouco e pudesse ele viveria tudo num só dia...
juntou a este menu o clube de cinema no âmbito do projeto "O Mundo à Nossa Volta - Cinema, Cem Anos de Juventude"

Os Filhos de Lumière é o nome de uma associação cultural, vocacionada para a sensibilização ao cinema enquanto forma de expressão artística. Criada no ano 2000 por um grupo de cineastas e amantes de cinema, no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, a nossa associação concebe, organiza e orienta actividades que visam levar crianças e adolescentes nelas envolvidos a apreciar, compreender e criticar as obras que resultam da prática da arte cinematográfica. Sempre foi convicção daqueles que se uniram para fundar esta associação que a melhor maneira de adquirir os saberes que nos propúnhamos construir passava pela aquisição de um saber fazer, ou seja privilegiando uma abordagem prática, um conhecimento decorrente da experimentação.

durante um ano exploraram o maravilhoso mundo da 7ª Arte, passando por aprender a tocar todos os instrumentos e a descobrir o seu espaço dentro deste universo

Desde o ano lectivo 2006-2007 realiza as oficinas “Cinema, cem anos de Juventude”, implicando seis escolas em três regiões de Portugal num dispositivo que integra actualmente sete países da Europa e além-mar (Guadaloupe, Martinica, Brasil, República de Cuba) com três encontros anuais entre os participantes dos vários países em Paris na Cinemateca Francesa que coordena este programa pedagógico..

o entusiasmo foi sempre crescendo até aos dias em que as filmagens ganharam um tom mais sério e a euforia dos dias que se seguiram enquanto montavam o filme.

Em 2014, os dois dispositivos pedagógicos Cinema, cem anos de juventude e O Primeiro Olhar em desenvolvimento nas regiões de Lisboa, Moita e Serpa, integram o mais recente projecto desta associação “O Mundo á Nossa Volta” apoiado pelo Programa PARTIS / Práticas Artísticas para a Inclusão Social, um programa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

os filmes das escolas que decidiram embarcar nesta aventura já estão disponíveis no blog (vimeo), com especial enfoque para o filme da Escola Secundária de Camões, com o filme "O Intervalo", feito por alunos entre os 16/17 anos, revelando uma beleza e uma inocência que nos faz recuar no tempo.

A Surpresa é o filme que o Manuel ajudou a construir e embora revelador da idade deles, o que sabe bem é ver o final e perceber que de facto precisam de brincar realizando o sonho de agitar uma garrafa de refrigerante que de outra forma não teria feito.

Se a teoria é rapidamente esquecida, o gesto e a experiência artística ficam no corpo, na memória, no olhar.


A Surpresa from Os Filhos de Lumiere on Vimeo.
O Mundo à Nossa Volta - Cinema, cem anos de juventude 2014-2015 : o intervalo - Filme-ensaio (filme final) do Gupo de Cinema da Escola Secundária Passos Manuel, Lisboa.

o que ganhou neste ano?

uma maior abertura para o mundo e para as pessoas e tempo para brincar. sim, é verdade porque o computador só era aberto ao fim de semana abrindo espaço para outras aventuras.


desta semana fica a experiência de ter ido acampar uma noite...

A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

7.14.2015

27/52

são poucas as vezes que o M deixa-se fotografar sem grandes caretas e por essa razão há que aproveitar. fica uma de uma série para recordarmos mais tarde.

e que saudades que eu tenho desta idade e das férias grandes...


A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6 

7.09.2015

quero um abraço



a Orfeu Negro sob a chancela Orfeu Mini tem sido uma das editoras a que é impossível resistir quando edita um livro, seja original ou traduzido como é o caso de Quero Um Abraço da italiana Simona Ciraolo.

o Filipe, um pequeno e solitário cacto descendia de uma família antiga e ilustre, que gostava de parecer bem e que era sempre muito certinha.



ao contrário da família de Filipe a nossa é uma família de abraços e de poucos beijos.
os abraços são mais físicos e mais sentidos do que os beijos.

vulgarmente as pessoas despedem-se com um abraço como um cumprimento cordial, mas eu não falo do abraço da "pancadinha nas costas", mas sim daqueles que damos para dizer o quanto GOSTO DE TI, seja ele a um filho, a um familiar ou a um amigo.

abraçar é quase um virar do avesso, é preciso um à vontade, e um carinho imenso. abraçar é um acto intenso de quem quer mostrar esse amor pelo outro, ao contrário do beijo que se torna fácil.

os beijos podem ser traiçoeiros. Cristo foi traído com um beijo. às crianças pede-se que dêem um beijinho e como eu não gosto de inhos, fico-me pelos beijos.

um dia, o Filipe conheceu um novo amigo. corajoso, confiante...
mas incapaz de resistir aos seus abraços.

não é um caminho fácil para Filipe que aos poucos aprende a gostar de estar sozinho.


fechando-se na sua casa e em si próprio.

até que um dia a sua solidão cruza-se com outra solidão e percebemos que existem pessoas especiais a quem os abraços fazem sentido.

sim, já estou cheia de saudades dos teus braços

este texto é dedicado ao José a propósito de uma conversa que tivemos há dias e ao Manuel o menino que é por si um abraço.

6.30.2015

26 anos de ti

dizer-se capaz de fazer tudo por um filho é quase uma lei natural, mas a verdade é que sinto o mesmo em relação às minhas sobrinhas, com o meu sobrinho é diferente porque está quase na categoria de irmão, e abraça-lo soa mais a um pedido de colo meu...

esta menina-mulher faz hoje 26 anos e foi sempre uma verdadeira companheira, sempre de sorriso rasgado mesmo quando o cansaço aos 8 anos a fez adormecer à mesa com um pedaço de comida na boca, pregando-me um dos maiores sustos da vida porque era a primeira vez que a levava para fora do país, e bem longe dos pais...

Amores de Família, de Carla Maia de Almeida e Marta Monteiro, é o livro escolhido para te dizer o quanto gosto de ti

a Mãe Vesta... não usa relógio, tem tempo para fazer tudo, até xaropes à base de catos...

sim, por não usar relógio não há dramas com as horas. gozamos os almoços e os jantares, partimos à descoberta de novas coisas e de novos sabores a todo o instante...

...e arriscamos

talvez um dia destes os catos também entrem nos nossos menus

Mãe Vénus... é uma família de acolhimento; isto é, uma família onde o amor não é ciumento nem avarento.

como nos revejo aqui... se eu posso, posso, se tu podes, podes, se não, haverá muitos outros dias, mas estaremos sempre juntas.

Quanto está irritada, começa a arrumar a casa para se acalmar, como uma espécie de meditação em movimento.

sim e há quem vá por arrasto...

Mãe Minerva...com ela, (...) sabem que nunca hão de encontrar comida de plástico na mochila. E gosta de trabalhar à noite...

se me pedisse hoje para refazermos o menu para uma nova festa já teria sininhos a ecoar dentro de mim.

Mãe Juno... sonha levar toda a família numa viagem pela Via Láctea, onde as motos e os triciclos não pagam portagem.

e um dia destes cumpriremos o sonho de uma grande viagem

Mãe Ceres é mãe e pai ao mesmo tempo. O que nada tem de estranho, quando se nasce numa família com muitos irmãos a precisarem de atenção. É isso que a Mãe Ceres mais gosta de fazer: cuidar...

sim e dou tudo por vocês...

26 anos de ti, princesa linda


e um livro para não sair da mesa de cabeceira

6.15.2015

24/52

espelhos, sempre espelhos!


A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

23/54

recupero aos poucos de dois meses de muito trabalho, mas também de uma recompensa profissional muito grande.

o computador. mais uma vez, tem ficado de lado sem qualquer sentimento de perda.

deste projeto fica a semana em que o Manuel estreou-se no CCB, apesar de alguma má organização...


A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

6.03.2015

quase em rescaldo

a menos de 24 horas de ver esta manta ser colocada no edifício sede da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior (Baixa), olho para estes dois últimos meses com um orgulho enorme por todas as pessoas que abraçaram este projeto.

não tinha sido possível sem o esforço e a dedicação de todos os que estiveram envolvidos de uma forma mais direta ou mesmo na retaguarda, de volta de papéis de adjudicação de material.

a todos o meu mais sincero agradecimento. foram e são uma equipa fantástica!

a nossa Manta é Linda!

no meio desta enorme loucura foi preciso arranjar tempo para outros compromissos.

Grita-me baixinho foi dos textos que mais gostei de trabalhar.

sim eles fazem asneiras, mas cabe a nós pais educar sem gritar.

é fácil?

nem sempre. o cansaço leva-nos a descarregar neles as nossas frustrações, por não conseguirmos fazer tudo, por não conseguirmos estar em todo o lado, por acharmos que falhamos.

falhamos quando gritamos...

ainda do projeto "A portrait of my son, once a week, every week, in 2015", fica a semana 

22/52

uma ida à Feira do Livro à noite, longe da confusão dos fins de semana. sim porque no dia 6  às 18 horas contamos com a vossa visita...


e o que veio...





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...