Mostrar mensagens com a etiqueta #the52project. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #the52project. Mostrar todas as mensagens

8.12.2015

Lourdes Castro e a 32ª semana

a exposição Lourdes Castro | Todos os livros, é uma paragem obrigatória para os amantes da arte, do grafismo e do livro enquanto objeto artístico.

esta exposição reúne cerca de 40 livros produzidos desde os anos 50 até hoje e muitos deles nunca tinham sido expostos, entre eles existe uma sala dedicada a Un Autre Livre Rouge, feito em Paris no início dos anos 70 em colaboração com Manuel Zimbro.

quando pensamos que a exposição está a terminar, ela reinventa-se nesta sala, sendo uma exposição dentro de outra.

Un Autre Livre Rouge é um trabalho começado em 73 por causa do Livro Vermelho de Mao, onde ambos recolhem tudo o que se relacione com a cor encarnada.

embora sejam dois volumes, só um deles é apresentado nesta exposição aguçando a nossa curiosidade, já que foi um livro pensado para ser exposto.

uma exposição que percorre uma linha temporal desde os seus trabalhos ao estilo do Novo Realismo onde a Assemblage, termo trazido para a arte por Jean Dubuffet, que parte do principio que todo o material pode ser incorporado a uma obra de arte, até aos seus Avessos Encadeados.

os livros bordados, da série Avessos Encadeados, são livros de duplas leituras. a palavra que do avesso passou a ser outra coisa, linhas desenhadas que já não dizem o que a agulha escreveu.

"Lourdes Castro olha agora para esse avesso – “gosto de ver o avesso, acho-o bonito, tudo pode ter interesse” – e inicia uma nova página do seu livro, em que borda as linhas desse avesso. A palavra, que já não era palavra, muda outra vez, deslaça-se um pouco mais. E Lourdes volta a virar a página e descobre o avesso do avesso. E borda-o. Podia continuar assim até ao infinito. A palavra recompõe-se noutras formas, enrola-se sobre ela mesma, perde-se no espaço. É o avesso do avesso do avesso do avesso."
in Público

uma última sala onde podemos ver cada livro a ser folheado, página a página, reduzindo a vontade de tocar em alguns deles, mas sim é pouco, falta o toque, o cheiro, o nosso ritmo de leitura.

"fur Manuel"

que me acompanha ao ritmo dele...


8.05.2015

30_31/52 e uma grande semana

a menos de uma semana do nosso regresso estamos carregados de saudades desses dias. passou tudo muito rápido...

o coração é reconfortado pelas memórias, pelos cheiros, pelas experiências e por dois possíveis projetos que nos vão devolver às ilhas.

do que aprendemos:

águas-vivas, nadámos por ignorância no meio delas pensando que o termo aplicava-se às marés. tivemos sorte...

houve tempo para contemplar a paisagem, usufruir dos banhos de mar, da comida, dos passeios, da companhia dos amigos, que nos trataram como filhos e ao contrário do que dizem sempre as previsões, o sol brindou-nos sempre.

para ser verdadeira, a tarde do último dia esteve agoniado (nublado, chuva miudinha) termo retirado do Dicionário Sentimental da Ilha de São Miguel, um choro silencioso que anunciava a nossa partida.

o encantamento que o Manuel sentiu nos os primeiros dias pelas hortênsias, levando-o a desenhá-las.

o prazer de se poder fechar os olhos e sonhar, pelo menos eu...

ficam tantas coisas por contar, tantas por mostrar (para os amigos um álbum especial)

A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.








7.20.2015

28/52 e os Filhos de Lumière

Se puderes olhar, vê.
Se podes ver, repara.

José Saramago in Ensaio sobre a Cegueira


como pessoa consciente das minhas fraquezas e limitações, sou na maioria das vezes mais crítica, mais exigente, mais realista com esta grande tarefa da parentalidade. a sensação de se falhar é contraposta com o visível e saudável crescimento do Manuel.

muitos são os pais que receiam sobrecarregar as "agendas" dos filhos com multi-tarefas e falo por mim porque vejo que o M. precisa de brincar e muito e se esta questão da sobrecarga horária não se coloca em tempo de férias, o mesmo leva-me a questionar em tempo de aulas.

nada melhor do que olharmos, vermos e repararmos que cada criança tem o seu ritmo e energia.

o Manuel concluiu o 6º ano com notas fantásticas acumulando com outras tantas na Academia de Música e que o ocupa três dias por semana. para mim já era um horário cheio, mas quem o conhece sabe que é pouco e pudesse ele viveria tudo num só dia...
juntou a este menu o clube de cinema no âmbito do projeto "O Mundo à Nossa Volta - Cinema, Cem Anos de Juventude"

Os Filhos de Lumière é o nome de uma associação cultural, vocacionada para a sensibilização ao cinema enquanto forma de expressão artística. Criada no ano 2000 por um grupo de cineastas e amantes de cinema, no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, a nossa associação concebe, organiza e orienta actividades que visam levar crianças e adolescentes nelas envolvidos a apreciar, compreender e criticar as obras que resultam da prática da arte cinematográfica. Sempre foi convicção daqueles que se uniram para fundar esta associação que a melhor maneira de adquirir os saberes que nos propúnhamos construir passava pela aquisição de um saber fazer, ou seja privilegiando uma abordagem prática, um conhecimento decorrente da experimentação.

durante um ano exploraram o maravilhoso mundo da 7ª Arte, passando por aprender a tocar todos os instrumentos e a descobrir o seu espaço dentro deste universo

Desde o ano lectivo 2006-2007 realiza as oficinas “Cinema, cem anos de Juventude”, implicando seis escolas em três regiões de Portugal num dispositivo que integra actualmente sete países da Europa e além-mar (Guadaloupe, Martinica, Brasil, República de Cuba) com três encontros anuais entre os participantes dos vários países em Paris na Cinemateca Francesa que coordena este programa pedagógico..

o entusiasmo foi sempre crescendo até aos dias em que as filmagens ganharam um tom mais sério e a euforia dos dias que se seguiram enquanto montavam o filme.

Em 2014, os dois dispositivos pedagógicos Cinema, cem anos de juventude e O Primeiro Olhar em desenvolvimento nas regiões de Lisboa, Moita e Serpa, integram o mais recente projecto desta associação “O Mundo á Nossa Volta” apoiado pelo Programa PARTIS / Práticas Artísticas para a Inclusão Social, um programa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

os filmes das escolas que decidiram embarcar nesta aventura já estão disponíveis no blog (vimeo), com especial enfoque para o filme da Escola Secundária de Camões, com o filme "O Intervalo", feito por alunos entre os 16/17 anos, revelando uma beleza e uma inocência que nos faz recuar no tempo.

A Surpresa é o filme que o Manuel ajudou a construir e embora revelador da idade deles, o que sabe bem é ver o final e perceber que de facto precisam de brincar realizando o sonho de agitar uma garrafa de refrigerante que de outra forma não teria feito.

Se a teoria é rapidamente esquecida, o gesto e a experiência artística ficam no corpo, na memória, no olhar.


A Surpresa from Os Filhos de Lumiere on Vimeo.
O Mundo à Nossa Volta - Cinema, cem anos de juventude 2014-2015 : o intervalo - Filme-ensaio (filme final) do Gupo de Cinema da Escola Secundária Passos Manuel, Lisboa.

o que ganhou neste ano?

uma maior abertura para o mundo e para as pessoas e tempo para brincar. sim, é verdade porque o computador só era aberto ao fim de semana abrindo espaço para outras aventuras.


desta semana fica a experiência de ter ido acampar uma noite...

A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

7.14.2015

27/52

são poucas as vezes que o M deixa-se fotografar sem grandes caretas e por essa razão há que aproveitar. fica uma de uma série para recordarmos mais tarde.

e que saudades que eu tenho desta idade e das férias grandes...


A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6 

6.26.2015

25/52


Teatro São Luiz e as nossas noites são tantas vezes deliciosas...



A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

6.15.2015

24/52

espelhos, sempre espelhos!


A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

23/54

recupero aos poucos de dois meses de muito trabalho, mas também de uma recompensa profissional muito grande.

o computador. mais uma vez, tem ficado de lado sem qualquer sentimento de perda.

deste projeto fica a semana em que o Manuel estreou-se no CCB, apesar de alguma má organização...


A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

6.03.2015

quase em rescaldo

a menos de 24 horas de ver esta manta ser colocada no edifício sede da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior (Baixa), olho para estes dois últimos meses com um orgulho enorme por todas as pessoas que abraçaram este projeto.

não tinha sido possível sem o esforço e a dedicação de todos os que estiveram envolvidos de uma forma mais direta ou mesmo na retaguarda, de volta de papéis de adjudicação de material.

a todos o meu mais sincero agradecimento. foram e são uma equipa fantástica!

a nossa Manta é Linda!

no meio desta enorme loucura foi preciso arranjar tempo para outros compromissos.

Grita-me baixinho foi dos textos que mais gostei de trabalhar.

sim eles fazem asneiras, mas cabe a nós pais educar sem gritar.

é fácil?

nem sempre. o cansaço leva-nos a descarregar neles as nossas frustrações, por não conseguirmos fazer tudo, por não conseguirmos estar em todo o lado, por acharmos que falhamos.

falhamos quando gritamos...

ainda do projeto "A portrait of my son, once a week, every week, in 2015", fica a semana 

22/52

uma ida à Feira do Livro à noite, longe da confusão dos fins de semana. sim porque no dia 6  às 18 horas contamos com a vossa visita...


e o que veio...





5.27.2015

21/52 e a paleta de cores



com tanto trabalho o que tem ficado para trás?

- o computador

não sinto falta, apesar de ter tanto para contar e a uma semana da inauguração da Manta mais bonita, as forças começam a falhar.

e ainda temos de ouvir o PT dizer que com a minha altura devia pesar mais dois quilos, porque embora o IMC esteja dentro do parâmetro saudável está a tocar no limite.
o bom é que vamos ganhar massa muscular e não corporal.

e no meio disto tudo percebi que estes tons têm-me acompanhado...

Lisboa está vaidosa exibindo os seus imponentes jacarandás, o que me lembra a Feira do Livro.

aproveito para fazer o convite a quem se quiser juntar a mim, à Natalina Cóias e ao Sebastião Peixoto, no dia 6 às 18h no Pavilhão da Paulinas Editora, na apresentação dos livros sobre os Países Imaginados.

e é bom regressar aos vestidos sem meias...

e às flores que estão sempre presentes na nossa casa, não fosse eu filha do mês das flores.

ainda esta almofada que temos tido por companhia juntamente com a sua fabulosa dona, a Amália.

e de doces o menos possível, só mesmo quando o coração pede, porque o corpo já se desabituou...

5.12.2015

duas semanas em uma

19/52

a tentar ouvir o som da sua voz como um búzio que sussurra o mar.

18/52

sabem bem os fins de tarde para respirar e contemplar

4.28.2015

17/52

a fotografia desta semana é marcada pelo fim de semana dos Dias da Música, no CCB e se por um lado o tempo não estava tão convidativo como no ano passado, as entradas tornaram-se mais fáceis pois quem se deslocou ao CCB fê-lo pela música e não pela feira que já faz parte deste evento.

do que vimos destacamos dois concertos

Gioacchino Rossini Abertura do Guilherme Tell Ludwig van Beethoven Concerto para Piano n.º 3 Orquestra Gulbenkian Pedro Neves direção musical Artur Pizarro piano


Wolfgang Amadeus Mozart Requiem Anna Samuil soprano / Cátia Moreso meio-soprano / Bruno Ribeiro tenor João de Oliveira baixo Voces Caelestes Sérgio Fontão direção musical Orquestra Metropolitana de Lisboa Leonardo Garcia-Alarcón direção musical


ainda do fim de semana fica provavelmente o corte de cabelo mais curto destes 11 anos.

dou por mim a pensar que tem sido a companhia mais presente nos últimos anos. e sim já viu e ouviu de quase tudo.

A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

4.19.2015

dois em um

por causa de um novo projeto os dias não chegam para todas as coisas que nos apetece fazer e as vindas ao computador são quase sempre deixadas unicamente para trabalho e tenho tanto para contar, coisas boas que vimos, ouvimos e comemos.

do projeto 52 ficam duas semanas seguidas

15/52

um fim de tarde fantástico no Clube Ferroviário

 

Génesis, Sebastião Salgado, Cordoaria Nacional

A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...