7.20.2015

28/52 e os Filhos de Lumière

Se puderes olhar, vê.
Se podes ver, repara.

José Saramago in Ensaio sobre a Cegueira


como pessoa consciente das minhas fraquezas e limitações, sou na maioria das vezes mais crítica, mais exigente, mais realista com esta grande tarefa da parentalidade. a sensação de se falhar é contraposta com o visível e saudável crescimento do Manuel.

muitos são os pais que receiam sobrecarregar as "agendas" dos filhos com multi-tarefas e falo por mim porque vejo que o M. precisa de brincar e muito e se esta questão da sobrecarga horária não se coloca em tempo de férias, o mesmo leva-me a questionar em tempo de aulas.

nada melhor do que olharmos, vermos e repararmos que cada criança tem o seu ritmo e energia.

o Manuel concluiu o 6º ano com notas fantásticas acumulando com outras tantas na Academia de Música e que o ocupa três dias por semana. para mim já era um horário cheio, mas quem o conhece sabe que é pouco e pudesse ele viveria tudo num só dia...
juntou a este menu o clube de cinema no âmbito do projeto "O Mundo à Nossa Volta - Cinema, Cem Anos de Juventude"

Os Filhos de Lumière é o nome de uma associação cultural, vocacionada para a sensibilização ao cinema enquanto forma de expressão artística. Criada no ano 2000 por um grupo de cineastas e amantes de cinema, no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, a nossa associação concebe, organiza e orienta actividades que visam levar crianças e adolescentes nelas envolvidos a apreciar, compreender e criticar as obras que resultam da prática da arte cinematográfica. Sempre foi convicção daqueles que se uniram para fundar esta associação que a melhor maneira de adquirir os saberes que nos propúnhamos construir passava pela aquisição de um saber fazer, ou seja privilegiando uma abordagem prática, um conhecimento decorrente da experimentação.

durante um ano exploraram o maravilhoso mundo da 7ª Arte, passando por aprender a tocar todos os instrumentos e a descobrir o seu espaço dentro deste universo

Desde o ano lectivo 2006-2007 realiza as oficinas “Cinema, cem anos de Juventude”, implicando seis escolas em três regiões de Portugal num dispositivo que integra actualmente sete países da Europa e além-mar (Guadaloupe, Martinica, Brasil, República de Cuba) com três encontros anuais entre os participantes dos vários países em Paris na Cinemateca Francesa que coordena este programa pedagógico..

o entusiasmo foi sempre crescendo até aos dias em que as filmagens ganharam um tom mais sério e a euforia dos dias que se seguiram enquanto montavam o filme.

Em 2014, os dois dispositivos pedagógicos Cinema, cem anos de juventude e O Primeiro Olhar em desenvolvimento nas regiões de Lisboa, Moita e Serpa, integram o mais recente projecto desta associação “O Mundo á Nossa Volta” apoiado pelo Programa PARTIS / Práticas Artísticas para a Inclusão Social, um programa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

os filmes das escolas que decidiram embarcar nesta aventura já estão disponíveis no blog (vimeo), com especial enfoque para o filme da Escola Secundária de Camões, com o filme "O Intervalo", feito por alunos entre os 16/17 anos, revelando uma beleza e uma inocência que nos faz recuar no tempo.

A Surpresa é o filme que o Manuel ajudou a construir e embora revelador da idade deles, o que sabe bem é ver o final e perceber que de facto precisam de brincar realizando o sonho de agitar uma garrafa de refrigerante que de outra forma não teria feito.

Se a teoria é rapidamente esquecida, o gesto e a experiência artística ficam no corpo, na memória, no olhar.


A Surpresa from Os Filhos de Lumiere on Vimeo.
O Mundo à Nossa Volta - Cinema, cem anos de juventude 2014-2015 : o intervalo - Filme-ensaio (filme final) do Gupo de Cinema da Escola Secundária Passos Manuel, Lisboa.

o que ganhou neste ano?

uma maior abertura para o mundo e para as pessoas e tempo para brincar. sim, é verdade porque o computador só era aberto ao fim de semana abrindo espaço para outras aventuras.


desta semana fica a experiência de ter ido acampar uma noite...

A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...