2.20.2015

de um tempo que é longo

o solstício de Inverno marca o início da respetiva estação, no entanto traz com ele a promessa de um pouco mais de luz por cada dia que passa e é em janeiro que ganho alento porque não gosto dos dias pequenos, talvez porque me soe a tacanho. janeiro passa-se com uma aparente calma, o rescaldo das festas pede ao corpo descanso, mas fevereiro sendo o mês mais pequeno traz o peso da lonjura dos dias. fevereiro torna-se longo na sua pequenez.

porque os dias ainda são muito pequenos, refugiamos-nos em sítios e com quem nos traz conforto.



a Casa de Chá de Santa Isabel antigas Vicentinas surgiu na década de 50 do século XX, com um grupo de mulheres que apoiavam o bairro da Curraleira, uma das zonas mais desfavorecidas da cidade de Lisboa.
estas mulheres viram na arte da costura uma forma de rendimento que permitisse aquelas famílias algum sustento e acima de tudo criar uma fonte de auto estima e estabilidade para os habitantes do bairro.

em 1956 cria-se um ateliê onde cerca de 50 mulheres operam nesta arte, orientadas por duas modistas. o sucesso não tardou e as Vicentinas inspiradas nas suas viagens a Paris ou Milão, as capitais da moda, traziam para a Curraleira o que de melhor se fazia lá fora, o que fez com que este projeto atingisse dimensões bem visíveis. era preciso mostrar o que lá se produzia e com essa necessidade cria-se a primeira passerelle num antigo armazém, onde eram servidos scones e chá, a que muitos chamaram O Melhor Lanche de Lisboa.

do grupo original apenas estão vivos dois membros e que têm feito com que este espaço não morra, mantendo-se fiel aos princípios das Vicentinas sendo o seu lucro para obras sociais.

o Manuel continua a dizer que os meus scones são os melhores do mundo, mas talvez seja o AMOR que o leva a ter o coração na boca.

uma coisa garanto, os scones são ótimos e somos muito bem recebidos. a calma impera neste espaço, pelo menos à nossa hora e nos nossos dias e que quero que se mantenha assim.

não é para gente apressada. é para quem aprendeu que andar é bom.

aproveito para publicar as fotos, atrasadas do projeto once a week

7/52






A portrait of my son, once a week, every week, in 2015.Shot on iphone 6

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...