2.15.2015

a escola nunca mais será igual

apesar de ser muito recente no mercado português, já tinha tido a oportunidade de levar, "Não fiz os trabalhos de casa porque...", para os meninos com quem trabalho, antes de ter tido a oportunidade de ouvir a voz de Davide Cali no Colóquio "É então isto para crianças?"

confrontados com esta grande questão, percebi que as desculpas eram na sua maioria muito iguais e longe da imaginação prodigiosa de uma criança.

apesar de não desenvolver o meu trabalho assente em livros, são muitas as vezes que iniciamos os ateliês vendo as obras de grandes mestres da escrita e da ilustração.

hoje acredito que da próxima vez que aqueles meninos não fizerem os seus trabalhos, o dia de aulas será muito diferente.

longe de serem desculpas esfarrapadas, refletem no fundo aquilo que a nós adultos nos apetece dizer quando por qualquer motivo falhamos um compromisso.

apetecia-me mostrar muito deste livro, mas são tantas as desculpas e qual delas a melhor.

resolvi trazer duas páginas que traduzem os mercados editoriais. originalmente proposto para um público americano, o autor e ilustrador viram-se obrigados a alterar a página onde se lê que a criança foi atacada por Vikings.

originalmente o protagonista da história desculpa-se com um ataque de índios, algo que está muito presente no nosso imaginário dos filmes Westerners, mas não, o mercado americano não se consegue rir desse passado que mancha a sua história.

também a cantora sofreu alterações, depois de um fato de banho, passou para um top e uma minissaia que a deixou mais sensual e mostram-se ainda incapazes de lidar com o assunto corpo.

aparte destes detalhes o livro está cheio de deliciosas desculpas e brilhante será a criança que use da sua imaginação para contar a versão mais absurda na próxima vez que se esquecer de fazer os trabalhos.

as ilustrações são de Benjamin Chaud e já conhecíamos o seu trabalho através dos livros, "A Cantiga do Urso" e "As Férias do Pequeno Urso" também editados pela Orfeu Negro sob a chancela OrfeuMini




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...