11.06.2014

tempo de mudança

não podemos dizer que o frio se tenha instalado aos poucos, muito pelo contrário, de um verão tardio saltámos para temperaturas bastante mais baixas, a luz do dia é outra, e as chuvas também chegaram.
apesar de o outono ser uma das minhas estações preferidas, a par com a primavera, a verdade é que me vou sempre a baixo. talvez pelo cansaço, pois é uma altura em que tenho muito mais trabalho ou talvez por esta constante oscilação do estado do tempo, acabei por ficar sem voz e com uma tosse que me esgotou ainda mais.

sempre à procura de super-alimentos, de alternativas saudáveis, acabei por me esbarrar com o "turmeric latte" ou leite de açafrão e numa altura em que a sensação de aconchego sabe bem é em primeiro lugar uma boa alternativa aos sumos frescos pelo sabor quente que as especiarias lhe conferem.

os dois ingredientes de força motriz são o cúrcuma (encontramos várias designações para cúrcuma como turmérico, açafrão-da-terra ou mais vulgar o açafrão-da-índia) e o gengibre e ambos têm sido utilizados na medicina chinesa e indiana como agentes anti-inflamatórios potentes.

o leite de açafrão é uma bebida picante ligeiramente adocicada, com uma fabulosa cor e melhor ainda um estimulante do sistema imunológico capaz de reduzir a inflamação devido às suas propriedades.

uma rápida pesquisa leva-nos a inúmeras receitas para este leite, eu optei por esta, por ser a menos complicada porque usa os dois ingredientes já em pó (encontrei tudo o que precisava no supermercado Brio) e porque usa leite de amêndoa em vez do leite de vaca que há muito tempo abandonei.





1 chávena (caneca) de leite de amêndoa, quem o puder fazer melhor ainda (hei-de lá chegar)
1/2 colher de chá de açafrão em pó
1/2 colher de gengibre em pó
1/4 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colheres de chá de mel (depende do gosto), no meu caso e porque não gosto muito de doces uma é suficiente.
1 pitada de sal marinho
e quem quiser, mas é opcional 1 colher de sopa de leite de côco.


junte todos os ingredientes e deixe ferver em lume brando até ter uma consistência cremosa.


esta música que junta duas Sobral de que tanto gosto, e os dias de chuva têm a cor de sorrisos rasgasdos




e se a chuva fosse sempre assim, doce

via

via


via zakka

2 comentários:

  1. Parece delicioso.

    Aproveito e deixo-te a receita de um leite de amêndoa caseiro que uma menina foi fazer à TV. Parece bem simples.

    http://lepassevite.blogspot.pt/2012/02/leite-caseiro-de-amendoas.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rita. A falta de tempo não me tem permitido mas é uma coisa que gostava de fazer porque as alternativas no mercado têm quase sempre adição de açúcares o que não me agrada nada. Um grande abraço

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...