6.06.2014

hoje sinto-me...

estávamos em dezembro de 2013 e o Manuel trazia para casa pelas mãos da professora de português um papel que anunciava o II Concurso Internacional de escritores lusófonos infanto-juvenis destinado a crianças dos 8 aos 14 anos.

o M. ainda com 9 anos propôs-se a concurso com um texto qb de louco. um texto que por iniciativa dele já o tinha começado muitos meses antes de saber da existência deste concurso.

assisti à escrita nos mais diversos sítios, nos mais diversos suportes. escreveu, reescreveu, ilustrou-o, dobrou folhas como se de um livro se se tratasse, mesmo sem saber como se faz um livro.

a primeira vez que li o texto, refém de um português correcto disse-lhe que tinha um erro. fui corrigida. percebi ao longo do texto da sua capacidade de reinventar palavras num jogo quase visual e sonoro. fui confrontada com uma criatividade que só a alguns é permitida ou a crianças que têm 9 anos.

Hoje Sinto-me de Madalena Moniz descreve o que foram estes meses de compasso.

em janeiro chegaram às mãos da organização cerca de 500 textos vindos de vários cantos do mundo, como Angola, Brasil ou Macau.

e esperou...

o mês de fevereiro trouxe a notícia que o texto do Manuel "foi selecionado por membros de La Atrevida, entre os melhores textos do concurso..."


e foi motivo para se sentir Audaz ou Atrevido.

e mais uma vez esperou...

abril chegou no seu primeiro dia e não em versão de mentira com o veredicto do júri. o texto do Manuel estava entre os escolhidos para serem publicados na II Antologia Atrevida.

e é caso para se sentir Forte e Genuíno. O mérito é dele e mesmo podendo não estar entre os três primeiros textos premiados, é motivo para se encher de orgulho.

domingo é a entrega dos diplomas e prémios no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa e sei que estarás assim...

Nervoso...
Baralhado...

Minúsculo

mas acima de tudo deves sentir-te Querido, porque vamos lá estar (quase) todos. e os que não estarão presentes têm-te sempre junto do coração.


até lá vamos descansar

ainda no domingo quem quiser fazer-nos uma visita, vamos estar no pavilhão da Paulinas Editora (17horas)  para o lançamento do livro "O Céu das Mães" do Paulo Kellerman

2 comentários:

  1. Parabéns, o Manel carrega genes criativos logo tinha que ser Muito Criativo e Bom. bjo

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...