10.30.2013

Elisabeth Ivanovsky




A propósito de um trabalho que o M. andou a fazer para a disciplina de Português, revisitámos alguns livros antigos. No decorrer da “pena”, dele, eu fiquei a namorar as ilustrações de Elisabeth Ivanovsky.

Elisavieta Andreevna Ivanovskaia nasce em 1910, na Moldávia, Rússia e aos 18 anos forma-se em desenho, pintura, gravura, figurino e cenografia. Em 1932 muda-se para a Bélgica e inicia o seu percurso na ilustração para a infância com Joris Minne, mantendo-se ligada ao teatro e ao desenho de figurinos com o escritor e dramaturgo Herman Teirlinck.

Ivanovsky colaborou com inúmeros escritores franceses e flamengos. Bestiaire des Songes, 1943, foi uma parceria com o escritor e marido René Meurant.

Entre 1940 e 1950 Ivanovsky e Meurant criaram uma série de livros de bolso para a editora belga Èditions des Artistes. (novamente reeditados)
Mas é a partir de 1937 que Ivanovsky começa uma longa e frutuosa colaboração com Marcelle Verité. Duas notáveis mulheres da literatura infantil trabalham juntas quase 50 anos, sendo o seu último livro lançado em 1985, Lili ladybug.

Magníficos são também os 23 álbuns da coleção Tip Tip série (1967-1970), sendo a sua última colaboração com a editora belga Desclée de Brouwer.

Cá em casa andamos deliciados com “Contos do Sol”  e “Contos da Floresta” editados pela Verbo infantil em 1967 e 1968 respetivamente.

Vale a pena seguir a página da autora no FB

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...