1.15.2013

YARA | IARA





YARA | IARA é o mais recente livro da fabulosa ilustradora Margarida Botelho. Margarida é bem verdade mais do que uma ilustradora, é essencialmente uma autora de alma que alia as histórias das suas vivências a um modo de ilustrar muito particular a que nos habituou e encantou.
Quem já a ouviu contar as suas viagens fica preso nelas e no brilho dos seus olhos. Quando começa a falar, as mãos dançam e puxam para estas viagens mesmo aqueles que não se arriscam a pôr os pés fora de casa. Os livros traduzem-se na história documental de duas culturas, como já tínhamos visto acontecer com EVA(S).
 YARA | IARA é o segundo livro da coleção Poka Pokani e faz parte de um projeto artístico de intervenção comunitária que se baseia no registo documental de histórias registadas na primeira pessoa, neste caso de uma menina kayapó que vive na bacia do rio Xingu na Amazónia e outra menina que vive na Europa. Ambas iniciam a sua viagem em lados opostos do livro, mas no fim sentimos que há tantos pontos em comum e que convergem no centro do livro.
Ficamos mais ricos com as histórias e com as palavras que as povoam, como tucanaré (peixe), tracajá (tartaruga), copaíba (árvore) entre tantas outras.
Ficamos à espera com muita espectativa da próxima história que desenvolve em Sadhana, na Índia e de que já tivemos oportunidade de a ouvir falar.

a última foto é da Margarida na aldeia Kararaô no Xingu, com os indios Kayapô, onde teve a possibilidade de pintar com jenipapo (genipapo - os índios usam o suco do fruto para pintar o corpo) e urucum

tudo isto fez-me lembrar esta música

1 comentário:

  1. olá, nomeei-te para um liebster award - http://divineshape.blogspot.pt/2013/02/fui-nomeada-para-um-liebster-award.html

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...