7.07.2009

a banhos






Tudo na vida são ciclos, a própria natureza também tem os seus. Ontem o M. também terminou um e em Setembro começa um novo, com novas responsabilidades. Confesso que tenho passado os últimos meses a questionar-me sobre a maturidade para tal.

Conversei com amigos-pais que em determinado momento também tiveram de optar se os seus filhos iriam com 5 quase 6 para a escola ou se esperariam mais um ano. Falei com educadores-amigos, com o pediatra, tudo indicava que mais um ano não faria mal, não houvesse um mas.
A verdade é que com 5 anos e meio o Manel aprendeu a lógica silábica. O pleno uso da mecânica do som e do seu conhecimento levou-o a começar a escrever sozinho (mesmo com erros), conceitos básicos de aritmética juntou-se a este querer saber mais.
Em Setembro o Manel começa um novo ciclo, comigo menos preparada do que ele.

Mas por agora é tempo de aproveitar os dias grandes, solares, as férias, a praia, os jantares que se estendem na noite e nada melhor que o texto de Maria Isabel César Anjo e as imagens admiráveis de Maria Keil, numa edição Sá da Costa Infantil de 1981.
O Verão é o tempo grande surge no paladar dos pêssegos e na beleza das zínias e das sécias.

Do livro sobre o Outono falarei mais tarde porque é dedicado aos meninos que vão pela primeira vez à escola.

Das três maçãs que mostrarei numa outra altura, apenas uma referência por achar lindíssimo o título da colecção editada pela Livros Horizonte, em 1988 – Histórias de Amor de Mais.

a banhos é uma imagem de filhos de amigos numa sardinhada no campo e que faz lembrar a ilustração acima, em que o texto diz "É o tempo/ dos meninos/ que não têm fato de banho/ andarem nus/ a brincar nos regatos"

7 comentários:

  1. Estou a ver que o Teu Manel, tal como o meu, vai entrar para a 1ª classe... que passo tão grande... mas ao mesmo tempo sinto que nós é que estamos a fazer um bicho de 7 cabeças, pelo menos cá por casa, o meu Manel enfrenta o desafio com muito à vontade!

    ResponderEliminar
  2. eu também me encontro na mesma situação (só que em vez de um são duas) a aproximarem-se da entrada numa nova etapa.... mas ainda vou continuar com algumas dúvidas até ver a colocação nas escolas....

    Um verão lindo para o Manel... e para a mamã.
    :)

    ResponderEliminar
  3. com uma frase batida
    a dizer
    esse passo vai correr bem
    ouve entre as linhas
    o ritmo de uma batida
    as frases sentidas
    vai correr tão bem esse passo
    ouve o ritmo, a compasso, compassado
    correr bem, tão bem que vai
    esse passo a passo
    o Manuel entregue, empenhado

    :-)

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa estamos a passar pelo mesmo a minha filha vai para a primária ainda com 5 aninhos um bicho de sete cabeças para nós, e acho que não adianta opiniões de educadora ou pediatra, pois cada criança é um caso e cada criança tem a sua maneira de reagir maneira essa que acaba por nos surpreender! Resta-nos esperar e desejar que tudo corra bem com esta nova etapa que se avizinha!

    ResponderEliminar
  5. Vai correr tudo bem!
    As crianças têm uma plasticidade tão grande - basta lembrar que a Unicef leva brinquedos para os campos de refugiados porque as crinaçs continuam a brincar, mesmo nas circunstâncias mais estranhas... - qeu somos nós e não elas, a sofrer por antecedência.

    Adoro as suas ilustrações!

    ResponderEliminar
  6. Fico sempre feliz quando volto a ver ilustrações da Maria Keil... e que o Verão seja mesmo grande!

    ResponderEliminar
  7. Forgive my English is not good, I love your work, leave a message above, I do not know if you saw it, I am interested in having a job yourself, sell them. I would also like to know who worked with editorial Tiny me in charge, fail to Chile and I really love your style.
    un saludo paty

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...