3.30.2009

de outras terras





O leão Kandinga” de Boniface Ofogo e Elisa Arguilé é a história de um leão feroz e malvado que não hesitava em devorar os seus amigos para matar a fome, por isso acaba sozinho, sem amigos e família. A história de Kandinga é a tradução da sabedoria dos povos africanos, mais precisamente na tradição oral dos Bantu. Uma narrativa que convida a uma viagem imaginária até ao coração da selva mostrando a supremacia do leão face aos outros animais.

Um livro editado pela Kalandraka que surge na sequência de uma viagem de Ofogo entre Saragoça e Huesca, onde conhece Elisa Arguilé e lhe conta esta história.

Este livro fez-me lembrar um outro, de uma editora que acompanho com algum carinho, a Tara books, não só pela temática dos livros, mas pelo modo como estes são produzidos.

The very hungry lion” adaptado por Gita Wolf, considerada uma das mais criativas e originais vozes contemporâneas na área da edição, e magnificamente ilustrado por Indrapramit Roy, ao estilo Warli, pintura que se usava nas paredes das casas tribais na Índia e produzido manualmente como “The night lies of trees”

The very hungry lion” é uma adaptação de um conto tradicional, que ao contrário de Kandinga ele engana outros animais para serem estes a procurarem-lhe alimento.



3 comentários:

  1. Estive este fim de semana com este livro na mão, além de outros muito interessantes, mas não há carteira que resista a todos estes tesouros .... há que esperar mais um pouco!
    :))

    ResponderEliminar
  2. essas ilustrações são muito bonitas, parecem inspiradas em certas máscaras bantu !

    ResponderEliminar
  3. Quando iremos invadir a capital, de certeza regressaremos com o livro debaixo do braço, bem hajas:)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...