7.07.2008

«Eu espero»





Há muito tempo que estava numa das minhas infindáveis listas de livros desejados, agora chega-me às mãos pela Bruáa, que em duas publicações promete ser uma editora de referência.

Quando somos pequenos espera-se, espera-se tudo, mas essencialmente espera-se pequenas coisas.
«Eu espero» é um livro de Davide Cali, um dos mais conceituados escritores de livros para a infância, que de uma forma simples narra a história da vida, do nascimento à morte, de pequenos grandes nada ou de grandes pequenos tudo.

Um fio vermelho conduz-nos nesta narrativa acompanhado do traço simples do ilustrador francês Serge Block, que numa entrevista dada à editora brasileira CosacNaify diz isso mesmo «simpler is stronger», uma espécie de ideal da escola Bauhaus «less is more».

mais aqui

2 comentários:

  1. "small is beautiful", uma aposta boa;
    encontra-se facilmente esse livro? vou googlar, gostava de ter um para mim; se não encontrar depois peço ajuda;
    pela descrição esse livro é uma jóia a ter e apreciar;

    estou enganado se disser que foi no Bauhaus que nasceu o Gestalt? googlei "Gestalt bauhaus" e apareceram múltiplos links (que não explorei em profundidade) o que me indica que não devo andar longe nesta ideia de ligação entre um e outro; é que, a seguir a "less is more", a expressão de que mais gosto nasce na Gestalt e é responsável pela força do teatro, cinema e multimédia (bem feito), e a expressão, se bem me lembro, é:
    1 + 1 > 2
    ou seja: dois elementos juntos produzem um efeito resultante superior à simples soma (aritmética?)de cada uma das partes; este princípio é o responsável pela força da montagem em cinema, na sequência de planos que permite o desenvolvimento da linguagem cinematográfica... e por aqui me fico e calo, ou então numa mais acabava de "falar", que estas são coisas que me apaixonam

    Pedro
    (sou o PLopes do flickr)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Rute pela partilha!
    Este livro já está na minha lista para brevemente vir para casa.
    Tenho a certeza que vou gostar muito, muito mesmo.
    :-)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...